quinta-feira, 4 de março de 2010

Como era a internet quando eu comecei a usar internet

Inspirada na matéria da Wired que, ainda bem, você pode ver com todo o design legal AQUI, lembrei de como era minha vida nos primeiros anos de internet no Brasil.

Só existia o site da Uol em português. Eu botava o discador para funcionar, ia pegar um refrigerante e só quando eu voltava que a internet estava conectada. Eu era uma sortuda por usar um número de Niterói para conectar a internet, os números da capital viviam ocupados. A página inicial era o Uol, bem diferente da atual e com uma fraca atualização. Lia algumas coisas, achava tudo chato e aí entrava em alguns sites americanos. Entrava bastante na da Disney mas, como tinha muitas fotos, demorava uma eternidade para carregar.

Adorava gifs animados que achava em sites pessoais do geocities. Para achar gifs novos eu entrava no Yahoo e digitava para procurar gif. Sabia que em inglês era igual a português. Entrava em muitos sites que não entendia nada que estava escrito para achar as figuras dançantes. Deve ter sido em uma dessas buscas que vi pela primeira vez um pornô, só lembro que tinha muita propaganda nas páginas e elas deixavam o carregamento da página ainda mais lento. Odiava o gif de plaquinha de construção que estava em todos os sites. Também achava ridículo o dragão do Netscape.

O bate papo da Uol era a coisa mais famosa e meus amigos do colégio (os poucos que conheciam internet) só conheciam esse bate papo. Entrava algumas vezes e tentava marcar com as pessoas que eu conhecia em alguma sala vazia, lá depois da sala 40. Não dava sempre certo.

Eu não sabia usar email direito. Tínhamos um email da família pois o provedor creioq ue só ofereecia um único endereço. Eu nem sabia usar email então não me importava muito com isso. Nem tinha nem vontade de enviar email até eu entender no site da Sailor Moon que eu podia pedir umas imagens das sailors e recebê-las no email.

Era um perrengue. Eu não tinha nem site para entrar, eu nem sabia o que era interessante fazer na internet. As imagens estavam sempre quebradas então nem bonito aquilo era. A única coisa que me deixava fascinada era saber que podia ler o que alguém escreveu num lugar muito longe.

Hoje em dia a internet ainda me surpreende. Não podia imaginar algo como o Chatroulette, por exemplo(apesar de ser um site especificamente para se exibir na webcam mas... que site na net não serve para se exibir?). Faço previsões meio malucas para daqui a dez anos como "o desktop vai ser minoria" mas é tudo inesperado. Eu só espero que o orkut acabe, só isso.




0 observações:

Postar um comentário